top of page
Buscar

O Elo Despercebido da Humanidade

Qual é a única coisa que todos fazemos, independentemente de quem somos e onde estamos, que impacta o mundo além das fronteiras do nosso estado?

A resposta não é atraente nem inspiradora, mas ainda é um fato. E é para produzir resíduos.


A produção de resíduos é um traço comum à humanidade, tanto quanto a linguagem.

E o seu impacto, como falar uma língua, pode ter uma influência determinante na nossa experiência como humanos, dependendo do quanto sabemos sobre ela e de como a usamos.


Os resíduos, ao mesmo tempo que são gerados individualmente, têm um impacto necessariamente coletivo. Se será um impacto coletivo bom ou ruim, depende de como lidaremos com isso.


Tal como sabemos que a produção de resíduos desnecessários leva a uma vida cada vez menos agradável na Terra, é importante olhar para o outro lado da moeda: como resultado de um comportamento comum, os resíduos podem impulsionar mudanças sociais positivas.


A sua natureza de origem glocal e descentralizada faz dos resíduos uma porta para muitas das mudanças que procuramos no mundo. Por um lado, o mundo procura uma economia glocal e mais inclusiva. Ou, se ainda não estiver convencido disso, o mundo também precisa de um sistema de saúde glocal e mais inclusivo.

Construir conhecimento sobre os resíduos, dar transparência à sua trajetória e incentivar o bom comportamento no manejo dos nossos resíduos é o caminho para traduzir essas mudanças que buscamos na vida humana. Da melhoria da saúde à inclusão socioeconómica, à mudança da cadeia de abastecimento para longe da degradação ambiental, mudar a forma como lidamos com os resíduos pode ser o ponto de partida para tudo que esperamos do futuro.

E tudo começa apenas com três questões essenciais.

Como é a sua produção de resíduos?

Quem coleta isso?

Para onde isso vai?

Espero que essas perguntas levem você a perceber que pode fazer melhor.

E se sentir melhor fazendo isso. :)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobre RECY para o Povo

Estamos todos vagando por aí pensando “quando eu era criança tudo era muito mais fácil”. Mas você já pensou em como tudo também estava muito mais limpo? Talvez não em todos os lugares, mas, definitiva

A Verdade Inconveniente Sobre o Lixo

A geração de resíduos ainda é o símbolo de status máximo. De alguma forma, nossas mentes e comportamentos como humanos ainda estão presos a uma época em que lidar com seus próprios resíduos significav

Comments


bottom of page